Os Verdadeiros filhos de Deus

O que é teologia - Teologia Sistemática - Teologia

“E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.” (Marcos 14: 36).
O tema desse artigo é “os filhos de Deus”. No título, porém, coloquei de propósito o adjetivo “verdadeiros”, para diferenciar dos falsos filhos que Deus tem.
Entre as dezenas de títulos que o Livro Santo emprega para a pessoa de Deus, encontramos um que quero destacar aqui, junto com o nome pessoal de Deus.
Elohim é identificado na teologia como o nome de DEUS CRIADOR e enquanto criador ele é pai de todos os homens.
Porém quando avaliamos Deus na perspectiva do seu nome próprio YHWH (YAHWEH) ele é o Deus Salvador e desse modo tem poucos filhos, visto que para ser filho de Deus conforme a teologia Joanina é preciso receber um poder especial que só o nome de YESHUA (JESUS) pode dar.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1,11-13.

Desse modo concluímos que Deus tem filhos realmente regenerados que procuram fazer toda a sua vontade, mas também tem filhos nominais que vivem conforme sua própria vontade, não sendo guiados pelo (RUACH HAKODESH) o Espírito de Santidade ou o Espírito Santo como é mais conhecido. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Rom. 8,14.
De fato Deus tem somente um filho: Jesus. Todos nós podemos nos tornar filhos caso aceitemos o único filho de Deus como nosso Salvador recebendo assim como João explicou em seu Evangelho o poder de sermos feitos filhos de Deus por meio de Jesus Cristo.

A filiação de Deus é exclusividade de Jesus, e de mais ninguém. A expressão do salmo 2,7 …”Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.” Se refere a Jesus não a nós.

Somente Jesus tem o direito de usar a expressão “Aba, Pai”! E é claro que o Mestre quis nos dizer alguma coisa além do texto corrente de (Marcos 14: 36).

Se a palavra aramaica ABBA literalmente significa PAI, por que Jesus disse Aba Pai? Não poderia ter dito simplesmente ABBA, ou simplesmente Pai? Em vez disso usou uma aliteração, dizendo “Aba, Pai”! Então eu penso que Jesus quis dizer mais do que está escrito!

Na Escritura aos Romanos 8,15 está dito: Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
A expressão “Aba Pai” era usada por judeus e isso somente quando ambos os pais de um filho eram judeus. Esta expressão não podia ser usada se a mãe fosse escrava, ou seja, “Aba Pai” indica uma filiação legitima de linhagem pura.
“Aba Pai” é um termo teológico usado pelo próprio Jesus para indicar seu relacionamento com o Pai. E quando clama nos seus momentos finais “Aba, Pai”, ele está dizendo: Senhor, eu sou teu filho legítimo, por favor, socorre-me! Não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.
Eu e você não tínhamos o direito de usar esta expressão, por isso Paulo quando escreve aos romanos diz: …” não recebestes o espírito de escravidão… mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
Concluindo que somente pelo ministério do (RUACH HAKODESH) Espírito Santo podemos nos transformar de escravos do diabo (espírito de escravidão) quando não tínhamos direito a esta filiação em “verdadeiros filhos de Deus” que podem clamar “ABA PAI”.
Shalom Ahemáh (paz e prosperidade) meu irmão; em Cristo você tem direito de ser filho de Deus. Mas você que ainda não aceitou a Jesus como Salvador precisa fazê-lo depressa para que também tenha direito à herança dos filhos de Deus: a Salvação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s