Máquina do Tempo – Por Robson Mauricio de Oliveira

Desde os primórdios da humanidade, o homem tem registrado suas ações, suas descobertas, sua cultura e tudo que está à sua volta, e uma das formas de armazenamento de informações são os livros históricos, que relatam a evolução de um povo através dos tempos. Um exemplo fidedigno de livro histórico é a Bíblia Sagrada, que tem em suas páginas a história cronológica desde a fundação da Terra até o surgimento de Jesus Cristo, centralizando em sua literatura a descendência de Abraão, Isaque e Jacó, vindo destes um povo numeroso com uma história grandiosa. A Bíblia além de um conteúdo salvífico e uma dimensão espiritual real e indubitável, nos traz fatos históricos, políticos e culturais. Fazendo uma análise criteriosa nas escrituras, é fácil a identificação de uma cronologia sistemática de seus livros e personagens; e a este fato relevante, direcionaremos este estudo, situando cronologicamente os livros e personagens do Antigo Testamento.

Aparentemente, quando lemos a Bíblia na ordem da compilação ocidental e não prestamos a devida atenção, poderemos pensar que no início do cativeiro babilônico, entra em cena o personagem Esdras, pois no final do livro de “I Crônicas”, inicia-se o domínio babilônico, e logo depois, aparece o livro de “Esdras”; mas Esdras aparece na história, somente no domínio Medo-Persa, que é o império que derrubou o babilônico. Também neste pensamento errôneo, podemos pensar que “Jó” foi contemporâneo de “Ester”, pois logo após este livro, Jó apresenta seu testemunho; mas se estudarmos a cronologia bíblica, veremos que Jó provavelmente viveu na mesma época dos patriarcas, e Ester foi contemporânea de Esdras. Uma pergunta surge então: Por que esta ordem foi estabelecida? A ordem dos livros da Bíblia adotada por nós no ocidente, é herança da “Vulgata Latina de Jerônimo” que por sua vez herdou da Septuaginta, e estas versões não utilizaram o critério cronológico, mas sim a classificação em grupos, a saber: Lei, Históricos, Poéticos e Profetas, e estes não respeitam o fator cronológico. Agora para você que nunca entendeu o momento em que cada personagem bíblico viveu e quem foi contemporâneo de quem , ou ainda, quando e em que âmbito Sofonias, Oséias, Miqueias, profetizaram por exemplo, seguem-se duas tabelas que mostrarão a ordem cronológica dos livros do antigo testamento. A primeira (Tabela histórica), mostra os livros datados de 4000 a 397 A.C, a Segunda mostra a (Contextualização dos profetas), e apresenta como base o livro de I e II Crônicas e situa entre seus capítulos os profetas de 1047 a 587 A.C.

Comece agora mesmo a ler a Bíblia na ordem cronológica e sinta-se entrando numa máquina do tempo e voltando aos tempos do antigo testamento, você verá: o Senhor criando todas as coisas, verá a escolha de um homem e por conseguinte a de um povo; verá as vitórias deste povo, os cativeiros e a recuperação da sua identidade, também os profetas atuando no tempo dos reis de Israel, e o mais importante, verá o agir de Deus nos Primeiros quatro mil anos de existência do homem e a maneira Dele se mostrar como único Deus e salvador da humanidade, ou seja, você só ganhará ao ler a palavra de Deus, tanto espiritualmente, quanto em firmeza histórica ao lê-la cronologicamente. Dê um clique sobre a tabela que ela abrirá em tamanho grande pra você ver melhor. Boa leitura!

                                                                                                                                                                                                                                                                       Robson Mauricio de Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s