Sola Scriptura (só a escritura)

                                                                         pic_0004.jpg   SOLA  SCRIPTURA       (só a escritura)

No dia 31 de outubro comemoramos mais um ano de Reforma Protestante. São 490 anos de luta em nome da Fé Reformada. Que Deus abençoe a cada Cristão Reformado!


As igrejas evangélicas de hoje estão cada vez mais dominadas pelo MODERNISMO TEOLÒGICO, pela TEOLOGIA da PROSPERIDADE em vez de pelo Espírito de Cristo. Como evangélico Genuinamente PROTESTANTE, eu convoco a cada membro da IPRR a se arrepender de todo pecado e a recuperar a fé que uma vez foi dada aos Santos. Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Jud. 1,1. A semântica comprova que no decurso da História, as palavras mudam, assumindo novos significados. Na época atual isso aconteceu com a palavra PROTESTANTE. Nós PROTESTANTES agora já somos chamados de EVANGÉLICOS, o que segundo minha opinião descaracteriza nossa origem. O EVANGÉLICO DE HOJE não é como o PROTESTANTE DE ONTEM. O PROTESTANTISMO acolhia as verdades essenciais do Cristianismo conforme definidas na Bíblia e ensinava isso às Igrejas. E as igrejas compartilhavam uma herança comum nos “SOLAS” da Reforma Protestante do século 16.Hoje, a luz da Reforma já foi sensivelmente obscurecida. A conseqüência foi a palavra PROTESTANTE se tornar tão comum e desconhecida a ponto de perder o sentido. Enfrentamos atualmente o perigo de perder nossa HISTÒRIA de REFORMA que já tem séculos. Pelo nosso amor a Cristo, pelo seu evangelho e por sua igreja, eu nos conclamo a afirmar novamente nosso compromisso com as verdades centrais da REFORMA PROTESTANTE feita por MARTINHO LUTERO há 490 anos. LUTERO firmou sua fé em Cristo e pregava Sola Scriptura (Só A Escritura).

Sola Scriptura : A Autoridade Sob Ameaça.

Só a Escritura é a regra inerrante da vida da igreja, mas a igreja evangélica atual não está tendo a  Escritura como única regra de fé e prática. Na prática, a igreja moderna está sendo guiada pela cultura. Em muitos de nossos púlpitos hoje em dia são usadas técnicas terapêuticas em lugar da cura Divina, estratégias de marketing em lugar do Genuino Evangelho, e o mundo tem ganhado espaço no coração dos crentes mais do que a Palavra de Deus. Muitos pastores negligenciam a supervisão do culto, não cumprem sua função de pastores, que é a de guiar o povo a Deus, entre outras faltas graves. À medida que a autoridade bíblica é abandonada as verdades se enfraquecem na consciência do povo de Deus, e as doutrinas essenciais à Salvação perdem sua proeminência, e a igreja vai sendo cada vez mais esvaziada de sua integridade, santidade, autoridade moral e discernimento.Em lugar de adaptar a fé cristã para satisfazer as necessidades sentidas por alguns que no intimo não querem Deus, devemos proclamar a Lei de Deus como única regra de fé e prática, e seu evangelho como a verdade absoluta, única fonte da verdade salvadora. A verdade bíblica é indispensável para a manutenção da disciplina e bom testemunho da igreja.

É só pela luz da verdade de Deus nas Escrituras que nossos olhos são abertos para a vontade de Deus em nossa vida. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rom. 12: 2) A Bíblia, portanto, precisa ser ensinada e pregada na igreja. As pregações precisam ser exposições da Bíblia e de seus ensinos, não a expressão de opinião ou de idéias da nossa cabeça. A obra do Espírito Santo na igreja e no mundo segundo as escrituras é convencer o homem do pecado, justiça e juizo. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo (João 16. . O Espírito Santo fala em conformidade com a Escritura, e sem  Ela nunca teríamos conhecido a graça de Deus em Cristo.  Portanto a Palavra de Deus, e não a experiência humana, é o que traduz a verdade,  e SOLA SCRIPTURA (só a escritura) deve ser pregada.                     

 

                                                                                                                                                    Pr. Luiz Antonio   

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s